Campeonato Goiano 2ª Divisão 2009
1ª Rodada - Turno Único
Estádio Geraldo Rodrigues
Domingo - 31/05/2009
17:00 Hrs.
A. Tupy de E. | 1 | X | 1 | Goiânia E.C. |
A. Tupy de E. | 1 | X | 1 | Goiânia E.C. |
O Campeonato Goiano da segunda divisão, (Divisão de Acesso) 2009 que começa no próximo Domingo, dia 31 de maio, será transmitido ao vivo pela Televisão para todo o estado de Goiás. Com o grande apoio do Governo do Estado de Goiás a TV Brasil Central transmite os jogos do campeonato a partir da segunda rodada. É o segundo ano consecutivo que a Divisão de Acesso terá transmissão ao vivo.
As transmissões dos jogos do campeonato irão beneficiar os clubes. Por conta da parceria com o Governo do estado, por meio da TV Brasil Central, serão custeados o transporte, a hospedagem e taxa de arbitragem que os clubes teriam que pagar, reduzindo ainda mais os gastos e permitindo maior investimento nas equipes.
De hoje até o dia 6 de setembro, dez clubes disputarão a 2ª Divisão do Campeonato Goiano. Os times jogam entre si na 1ª fase – haverá apenas jogos de ida. Os quatro melhores se classificam para a semifinal e brigam pelas duas vagas disputando jogos de ida e volta.
Os dez times da Segundona podem ser divididos entre tradicionais, como o Goiânia, fundado em 1938, que já esteve na elite e conquistou 14 vezes o título do Estadual, e o caçula, a União Esportiva de Itaberaí, cujo registro na Federação Goiana de Futebol (FGF) foi obtido sexta-feira.
A União Esportiva de Itaberaí era, antes, a União Esportiva de Inhumas. Mas um acordo entre as duas diretorias resultou na transferência de sede, de Inhumas, para Itaberaí, que terá um time profissional pela primeira vez.
O caçula estreará em Inhumas, contra o Inhumas Esporte Clube, que assume o legado da histórica Pantera Avinhada. Este jogo abre a Segundona às 10 horas.
Outros clubes tradicionais também entram na disputa pelas duas vagas. Alguns foram campeões da Segundona, como Goianésia (1985) e o Novo Horizonte, de Ipameri (2007).
A Canedense esteve, recentemente, na 1ª Divisão, disputando-a em 2007 e 2008. A Canedense joga diante do Novo Horizonte. Ambos foram rebaixados em 2008 e jogam às 16 horas em Senador Canedo.
O Goiânia, que coloca o nome e tradição na 2ª Divisão, fecha a 1ª rodada em Jussara, às 17 horas, diante do Tupy.O Galo, que tem dois títulos no torneio – 1998 e 2006 – escala a principal estrela do torneio – Túlio Maravilha, que vai fazer 40 anos em julho. Atualmente, ele é vereador.
Túlio Maravilha contabiliza, nos arquivos pessoais, 876 gols marcados e planeja chegar a 900 neste ano – ele foi autorizado, pela FGF, a usar a camisa número 900. A diretoria do Galo busca o acesso para, depois, escalar Túlio nos amistosos com o time sub-20.
O Galo terá de superar a falta de tempo para treinar. Para se ter uma idéia, Túlio não fez nenhum treino. Sexta-feira, à tarde, chegou atrasado ao coletivo e só bateu bola. Romeu, experiente volante, está à disposição do técnico Luiz Dário.
Além de Inhumas x Itaberaí (10 horas), Tupy x Goiânia (17 horas), Canedense x Novo Horizonte (16 horas), dois jogos completarão a 1ª rodada: Iporá x Goianésia (15h30, em Iporá) e Morrinhos x Itauçu (15h30, em Morrinhos).
Às vésperas da estreia na 2ª Divisão do Campeonato Goiano, domingo, o Goiânia continua o ciclo de contratações para a competição. Ontem, o diretor de futebol do Galo, Arione José de Paula, anunciou o acerto com o zagueiro Rafael, ex-Vila Nova. O jogador participou dos treinos de ontem na Asbeg, mas só terá condições de jogo na 2ª rodada.
O Goiânia estreia na Segundona domingo, diante do Tupy, em Jussara. Principal contratação do clube, o atacante Túlio Maravilha não pôde treinar ontem por causa de compromissos parlamentares – o jogador é vereador e se ausentou dos treinamentos por causa da sessão na Câmara de Goiânia de manhã e, à tarde, esteve num evento de apoio à candidatura de Goiânia à Copa do Mundo de 2014.
Mas hoje, à tarde, no Estádio Brasileiro Alvarenga, haverá coletivo e Túlio Maravilha é esperado para fazer, pela primeira vez, um treino junto aos companheiros. Entre os times da capital, falta ao atacante atuar pelo Goiânia.
Na estreia, Arione José de Paula disse que 25 jogadores estarão regularizados. Entre eles, estarão o goleiro Valber, os zagueiros Higo e Ronan, os laterais Dieguinho e Tigrão, os volantes Romeu e Valdir, os meias Rui Júnior e Vinícius e os atacantes Túlio Maravilha e Robson.
O Goiânia apresentou ontem, pela manhã, parte do elenco que disputará a 2ª Divisão do Campeonato Goiano. O atacante Túlio Maravilha, de 39 anos, a maior contratação do clube para a temporada, foi anunciado como principal atração do evento no Adress Hotel, em Goiânia.
Túlio estreia na Segundona dois dias antes de completar 40 anos – dia 2 de junho. A comissão técnica do Galo já foi definida e será comandada por Luiz Dário, que teve outras passagens pelo clube alvinegro. O preparador físico será Marcos Tondato e o treinador de goleiros, Assis.
Chegou a haver um impasse entre os dirigentes quanto ao aproveitamento de Luiz Dário. Uns o queriam como gerente de futebol e outros, como técnico, o que prevaleceu.
Até ontem, o Goiânia tinha para a competição oito jogadores profissionais e deverá aproveitar de três a quatro atletas das categorias de base do clube. O evento de ontem serviu também para que os diretores do Goiânia conhecessem os novos atletas.
A maioria dos contratados para a temporada veio do Vila Nova. Na lista, estão o lateral-esquerdo Diego e os zagueiros Ronan e Higo. Segundo o diretor de futebol, Arione José de Paula, também estão contratados o experiente goleiro Luiz Almeida, que estava no Santa Helena, além do volante Romeu, que estava no Atlético.
O atacante Boka, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Atlético, além de Fabinho (ex-Atlético e Aparecidense), Felipe, Pereira e Soares (todos do Vila Nova) estão em negociação com o Galo, segundo informação de Arione.
Sem campo
A equipe não tem campo para treinamento, já que a sua sede, a Vila Olímpica, em Aparecida de Goiânia, não está em bom estado de conservação. O Galo deverá realizar as atividades em dois períodos, a partir de segunda-feira, no CT da Universo ou na Asbeg. Na 2ª Divisão do Goiano, o Galo mandará seus jogos no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), do Vila Nova.
A estreia na competição será no dia 31, contra o Tupy, de Jussara, às 17 horas, no Estádio Geraldo Rodrigues, em Jussara.
O atacante Túlio Maravilha estará hoje, às 9 horas, na apresentação do elenco do Goiânia para a 2ª Divisão do Campeonato Goiano, competição na qual quer marcar seu gol de número 900. Para isso, terá de fazer, pelo menos, 24 gols no campeonato. O jogador, que também é vereador em Goiânia, acertou ontem com o clube da capital goiana.
Se o Goiânia se classificar para o quadrangular final e Túlio atuar em todas as partidas, o atacante terá de ter média de 1,6 gol por jogo para chegar à marca na competição. Atualmente, o jogador tem 876 gols. Faltam 24 para atingir a marca. A intenção é marcar o milésimo gol em 2011.
Dez equipes disputam a 2ª Divisão do Goiano em 2009. A fase de classificação terá nove jogos. Após essas partidas, os quatro primeiros se classificam para o quadrangular final e dois conquistam o acesso. A fase final é disputada em turno e returno. Assim, as equipes que chegarem à etapa decisiva, farão, no máximo, 15 jogos.
A 2ª Divisão começa no dia 31 e a estreia do Goiânia é contra o Tupy, de Jussara, fora de casa, às 17 horas. Túlio está sem jogar desde o dia 19 de abril, quando o Itumbiara, seu último clube, foi eliminado pelo Atlético na semifinal do Goianão.
“Vamos repetir a dose. Assim como foi com a Canedense na Segundona. Quero ser o artilheiro e vamos fazer de tudo para colocar o time na 1ª Divisão. Ainda tenho muitos jogos pela frente na carreira e o meu objetivo, como todos sabem, é chegar ao milésimo gol”, disse o atacante, que disputou a 2ª Divisão pela Canedense em 2006.
O Goiânia segue correndo contra o tempo para montar a equipe que disputará a Divisão de Acesso do Goiano, cujo início está marcado para dia 31 – o Galo estreia contra o Tupy, em Jussara. Segundo o diretor de futebol Arione de Paula, 23 jogadores já estão contactados e alguns deles devem fechar contrato nos próximos dias. Entre os atletas que negociam com o clube, está Túlio Maravilha.
“Estamos perto de acertar um pacote com o Túlio. Ele quer fechar o ciclo de jogar por todos os clubes da capital e falta o Goiânia. A ideia é fazer uma parceria conjunta com o patrocinador dele e disputar vários amistosos, pois sua intenção é chegar aos mil gols”, informa Arione.
A apresentação do time deve ocorrer dia 9. O clube alvinegro negocia com dois treinadores do futebol goiano e o nome deve ser confirmado na próxima semana.
Na Segundona, o Goiânia mandará seus jogos nas manhãs de domingo no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga. “O presidente do Vila Nova, Sizenando Ferro, foi muito gentil em liberar o estádio”, diz Arione. Segundo ele, o Vila terá prioridade na contratação de algum jogador que o Goiânia revelar durante a Divisão de Acesso.