quarta-feira, 22 de abril de 2009

A história do Goiânia Esporte Clube


O Goiânia Esporte Clube, mais conhecido como Galo karijó, foi fundado em 05 de julho de 1938. A melhor colocação do alvi-negro no Campeonato Brasileiro da 1ª divisão foi  em 1975, quando chegou em 28°, entre 42 participantes.

Em torneios regionais, além da conquista da antiga Copa Brasil Central no ano de 1967. Em 1981, o Goiânia foi vice-campeão do Torneio Centro-Oeste.

Dizem que o estádio Serra Dourada amaldiçoou o Galo, pois o clube só conquistou títulos goianos antes da construção em 1975, sendo o último em 1974, quando bateu o Goiás na final em dois jogos (1x0 e 1x1)

Em 1991, disputou a Copa do Brasil, ficando apenas na primeira fase, sendo eliminado pelo Fluminense-BA. O primeiro jogo no Serra terminou 1 a 1 e, no segundo, fora de casa, o Goiânia perdeu por 1 a 0.

No ano de 1999, o Goiânia participou do Campeonato Brasileiro da Série C e venceu por 4 a 3 no Serra Dourada o glorioso Fluminense-RJ, que seria o campeão daquele ano.

Em 2001, na sua segunda participação na Copa do Brasil, o Galo eliminou o América-MG, vencendo o jogo de ida e volta, ambos pelo placar de 1 a 0. Já na segunda fase, foi eliminado pelo Esporte Clube Corinthians paulista, perdendo o primeiro jogo no Serra Dourada por 1 a 0 e perdendo também o segundo por 3 a 1 no Estádio do Pacaembu.

Campeão goiano da segunda divisão no ano de 2006, ganhando 8 dos 12 jogos disputados, o Galo qualificou-se para a divisão principal em 2007.

Mas em 2007, o Goiânia acabou sofrendo mais um rebaixamento. Foi o pior dos 12 times que participaram da primeira divisão de Goiás. Em 17 partidas disputadas, o Goiânia só venceu dois jogos. Chegou à última rodada do campeonato com um ponto de vantagem sobre a Jataiense. Mas o Galo perdeu da Canedense (1x3) e o rival, a Jataiense, fez 4x0 na Rioverdense. A combinação de resultados decretou o descenso do tradicional time da Capital.

Em 2009 o Goiânia voltará a disputar a Divisão de acesso ao Campeonato Goiano de Futebol, novos diretores foram nomeados para reerguer o Goiânia. Os cargos de presidente e vice foram mantidos com Raolindo Naves e Luiz Antônio Gordo, respectivamente. Com problemas de saúde, Raolindo ficará afastado por 30 dias, e Luiz Antônio assume.

Na direção de futebol assumiu o ex-presidente Arione José de Paula, Cláudio Luiz de Castilho será o diretor de futebol amador e Sidelmon Seabra, o doretor financeiro. Ebraim Arantes assumiu o conselho fiscal, Edson Oliveira a direção social e Luismar Lopes é o secretário do clube.

5 comentários:

  1. o goiania e.c tem q desaparecer do mapa,vergonha q mancha o nome da capital,diretores de merda nao dao conta nem de revelar jogadores ,agora ate quer vender o ct,melhor vender mesmo.no ct so tem mato nem isso eles dao conta,patrola tudo e esquece q ja existiu um time ai.

    ResponderExcluir
  2. sou atleta profissional e estou parado a 6 meses ... mais voltei a treinar fisicamente a 3 meses....gostaria de ajudar a vc subirem para a primeira divisão do futebol goiano . meu nome e baiano ...meu ultomo clube foi o colo colo da bahia e tive passagem pela chapecoensse e pala equipe do São mateus ,passagem rapida tbm pelo São caetano e araraquera de são paulo meu telefone é62 91332529 ou 6284696443

    ResponderExcluir
  3. tenho 15 anos e jogo como volante e gostaria de fazer um teste no Goiânia...o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  4. Fico admirado como tem gente que nao sabe olhar as coisas como se deve olhar seria de suma importancia que timer como Goiania volta-se firme o que tenho fisto é que o futebol goiano infelismente esta falido tudo aqui esta sucatiado estadios tudo se nao começarem a tratar o esporte como seriedade breve tudo vai esta como o futebol do amazonas sem nada aqui tomem cuidado dirigentes jurassicos da pre-historia vao se aposentar e deixa quem entende trabalhar.

    ResponderExcluir
  5. O Goiânia era um dos quatro grandes do futebol goiano.

    Esta bobagem de que o Serra Dourada acabou com o Goiânia é que tem que acabar.

    O Goiânia tem que focar o retorno a primeira divisão goiana , fazer um trabalho para se manter lá e vencer novamente o campeonato goiano no Serra Dourada.

    A torcida do galo espera muito por isto.

    Estádio é feito de pedra, não manda e não influi em nada.

    ResponderExcluir